Ganha 10%! arrow_drop_up
Saltar para o conteúdo

30 dias de Garantia de devolução

    Sexo durante a menstruação: tudo o que precisas saber

     

    Este é um tópico que nem todas as mulheres gostam de explorar: sexo durante a menstruação. Desde que se sinta segura e tenha a intimidade necessária com o/a seu/sua parceiro/a, não há nenhum problema do ponto de vista fisiológico.

    Obviamente, que deverá ter em atenção certos pontos, mas na verdade há mais vantagens que desvantagens.

    Há riscos de infecções sexualmente transmissíveis no sexo durante a menstruação?

    É importante que compreenda que o risco de contrair ou transmitir doenças sexualmente transmissíveis (sobretudo transmissíveis por sangue, como o HIV) aumenta. Não só porque o seu sangue passará a estar em contacto com o/a seu/sua parceiro/a mas também, porque esse sangue provém de vasos sanguíneos “feridos”, que são uma porta aberta para vírus e bactérias.

    Algumas dicas para o sexo durante a menstruação

    Para além disso, durante a menstruação, é importante manter uma boa higiene antes e depois do sexo. Normalmente, a vagina tem um pH ácido, para evitar infeções, contudo durante a menstruação, o fluxo sanguíneo aumenta este pH, criando um ambiente propício ao crescimento de fungos e bactérias.

    Mesmo assim, tendo os cuidados básicos, as relações sexuais durante a menstruação, são seguras.

    O sexo alivia os sintomas menstruais

    Muitas mulheres, evitam o sexo durante a menstruação por se sentirem desconfortáveis. Se esse for o seu caso, sinta-se confiante em dizer que não. Cada caso é um caso, e deve respeitar-se a si e ao seu corpo. Todavia, deve também saber que, o sexo diminui os sintomas associados à menstruação, como dores de cabeça e cólicas abdominais.

     

    Isto ocorre, por dois motivos essenciais: o sexo produz um efeito analgésico e o orgasmo produz um efeito bem estar. Por um lado, o corpo de uma mulher, está programado para produzir um efeito analgésico durante o sexo, de modo a que penetração não seja dolorosa. Obviamente que este efeito, estende-se ao resto do corpo, diminuindo também as dores corporais e cólicas que possa sentir. Por outro lado, depois de atingir o orgasmo existem hormonas que são libertadas e que permitem uma sensação de bem estar prolongada, diminuindo, por exemplo, a irritabilidade.

    Exatamente, por estar mais sensível na menstruação, também poderá ter mais prazer, atingindo o orgasmo mais facilmente. O orgasmo, não só liberta as hormonas já referidas como também estimula a contração de certos músculos pélvicos, como o útero. As contrações uterinas facilitam a descamação mecânica do endométrio (camada que reveste o útero). Esta rápida descamação, permite uma maior libertação de fluxo menstrual momentânea, o que poderá diminuir a fase menstrual.

    Se tiver alguma dúvida ou preocupação, deve sempre contactar um profissional de saúde. E de um modo geral, deve sentir-se confiante em aproveitar a sua menstruação ao máximo: sempre segura e confortável, tal e qual como se sente quando usa os produtos Lelambu.