PORTES GRÁTIS A PARTIR DE 39€

    O item foi adicionado

    Ganhe 20% de desconto!arrow_drop_up

    Os benefícios do tecido de Bambu

    • person Sergio Quiles
    • calendar_today
    • comment {0 comentários

     

    Os produtos sanitários comerciais – como os pensos higiénicos e os tampões – são comummente usados pelas mulheres no seu dia a dia. Estes produtos contribuem para o aumento da poluição ambiental e podem mesmo vir a prejudicar a saúde das utilizadoras. Para além disto, sendo produtos de utilização única, constituem uma ameaça mensal à carteira de qualquer mulher.

    Em termos de sustentabilidade, estes produtos deixam muito a desejar: têm uma grande percentagem de plástico na sua constituição. Como tal, tanto pensos higiénicos como tampões são pouco biodegradáveis. Ao envolver estes produtos em plástico depois de os usar, contribuímos ativamente para um maior tempo de degradação e consequentemente um maior o risco, a longo prazo, de saúde pública.

    Por outro lado, estes produtos podem alterar a flora vaginal normal da mulher e eventualmente aumentar o risco de infeções. Para além disto, as mulheres expõem-se - numa região que só por si é bastante sensível - a dioxinas e a vestígios de pesticidas presentes no algodão não orgânico. Isto para não falar do gasto estimado em milhares de euros da compra destes produtos durante toda a vida.

    Com o avanço da tecnologia, as alternativas mais sustentáveis começaram a surgir. O bambu, por exemplo, é uma planta que cresce de forma muito acelerada sem necessidade de uso de fertilizantes ou pesticidas. As fibras de bambu são muito utilizadas como material absorvente e são um dos nossos materiais base na Lelambu. Não só estas fibras são biodegradáveis como também têm propriedades antibacterianas, evitando irritações da pele e infeções. O algodão orgânico é também um dos nossos materiais de eleição, pois é produzido sob normas que asseguram o seu baixo impacto ambiental, preservando as suas fibras naturais.

    Os pensos higiénicos reutilizáveis e as cuecas menstruais são produzidos à base de bambu e algodão orgânico, não só são reutilizáveis, mas também são seguros para uso íntimo, preservando a sua flora vaginal natural. São produtos criados para mulheres com diferentes intensidades de fluxo menstrual, pequenas incontinências, e mulheres ativas que precisam de se sentir seguras durante todo o seu dia de trabalho. Estes produtos sanitários alternativos – cuecas absorventes e pensos higiénicos Lelambu – poupam o ambiente, mas também poupam a sua carteira e melhoram a sua saúde.

    Autora: Mariana Viegas - M.Sc. – Biology  FCUL, Portugal.