Ganha 10%! arrow_drop_up
Saltar para o conteúdo

30 dias de Garantia de devolução

    Menstruação irregular? Confira as principais causas e soluções

     

    Estima-se que 9 a 14% das mulheres têm menstruações irregulares entre a menarca (primeira menstruação) e a menopausa. Os ciclos menstruais são normalmente de 28 dias (menstruação regular), mas podem variar entre 21 e 35 dias (menstruação irregular).

    É importante compreender, que a regularidade da menstruação só ocorre porque existe uma libertação regular de hormonas no seu corpo. Portanto, caso haja uma alteração hormonal, esta poderá ser suficiente para tornar a sua menstruação irregular. De facto, não é preciso muito, para gerar uma alteração hormonal… Altos níveis de stress e ansiedade poderão afetar a regularidade da sua menstruação.

    Com isto, podemos compreender que é completamente normal ter uma menstruação irregular durante os primeiros anos após a menarca, após uma gravidez ou nos meses que antecedem o início da menopausa. Isto porque nestas fases da vida, ocorrem naturalmente mudanças hormonais drásticas.

    Caso uma mulher tenha uma menstruação irregular recorrente, não se encontrando em nenhuma destas fases da vida, é recomendável que se aconselhe com um médico. Para além do stress, existem outros fatores que afetam a regularidade da menstruação como a alimentação, o exercício físico, problemas de tiroide, infeções/doenças e certas terapias ou medicamentos.

    Uma boa dieta e exercício regular

    Muitas pessoas não compreendem o papel da alimentação e do exercício físico, no ciclo menstrual. Na realidade é muito simples: o modo como alimenta o seu corpo e como o exercita, também liberta hormonas. Estas hormonas irão competir com as hormonas sexuais (essenciais para um ciclo menstrual regular). Um mito comum é que só mulheres abaixo do seu peso ideal ou mulheres que praticam muito exercício, é que têm menstruações irregulares. Como já percebemos, isto é verdade, mas o contrário – estar acima do seu peso ideal ou não praticar exercício – também o é.

    Ou seja, desde que o seu corpo não esteja em equilíbrio, as alterações hormonais são uma realidade, e consequentemente, a sua menstruação será afetada. Contudo, a alimentação e o exercício físico, podem ser adaptados com a ajuda de profissionais.

    Também não deve esquecer que se tomar contracetivos hormonais, deve tomá-los de forma regular, pela mesma lógica: para que a dose hormonal que o seu corpo recebe também seja regular, de modo a manter o seu ciclo menstrual previsível.

    Portanto, os seus ciclos menstruais são principalmente geridos por doses hormonais. Se por algum motivo estas doses não forem regulares, as suas menstruações também não o serão. Isto poderá ocorrer devido a diversos fatores, mas com o auxílio de um médico ou ginecologista, pode alcançar alguma regularidade e conforto.

    Independentemente, do seu estádio de vida, e do seu tipo de menstruação, com os produtos Lelambu, pode estar segura todos os dias. As fibras naturais, especialmente escolhidas, fazem com que estes produtos tenham um grande nível de absorção, sem odores, sendo portanto indicados para pessoas que não conseguem prever a menstruação, devido à sua irregularidade.

    Autora: Mariana Viegas - M.Sc. – Biology  FCUL, Portugal.